quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Jogar lixo de colheitas no fundo do mar pode combater aquecimento global

Henry Fountain Do 'New York Times'

Ideia é simples demais, mas funcionaria, segundo pesquisa americana. Restos contém carbono, que ficaria armazenado no fundo do oceano.

O enterro de dejetos de colheita pode ser mais eficiente em sequestrar carbono do que outros métodos.

Uma das principais ideias para combater o aquecimento global é remover permanentemente parte do dióxido de carbono se formando na atmosfera.

Aqui está um modo de fazer isso: afundar grande parte do lixo agrícola do mundo todo.

Plantas retiram CO2 do ar através da fotossíntese, incorporando o carbono em seu tecido. Então, desfazer-se de talos de milho, palha de trigo e outros resíduos de colheitas nas profundezas do oceano, onde o frio e a falta de oxigênio evitariam a decomposição, poderia efetivamente isolar o CO2 atmosférico numa escala de tempo milenar.

Em um mundo que celebra a alta tecnologia, a ideia soa simples demais para dar certo. No entanto, Stuart E. Strand, da Universidade de Washington, e Gregory Benford, da Universidade da Califórnia, em Irvine, concluíram que o armazenamento de resíduos agrícolas faria mais sentido que outras propostas de sequestro de carbono, incluindo o armazenamento de gás, o sequestro diretamente no solo, o plantio de mais florestas para consumir mais CO2 e a fertilização dos oceanos para estimular um maior crescimento de algas. Suas descobertas estão publicadas no periódico científico "Environmental Science and Technology".

Os pesquisadores calcularam que o enterro de resíduos agrícolas seria mais eficiente que outros métodos e poderia ser adotado mais cedo, em parte por permitir o uso de tecnologias e infraestruturas existentes. Os talos poderiam ser empacotados nos campos, transportados aos portos e carregados em barcos para serem jogados em águas profundas. Os pesquisadores sugerem que qualquer impacto ambiental poderia ser minimizado concentrando-se o lixo em apenas uma região.

Eles estimam que a agricultura em escala mundial produz tantos resíduos que, ao jogá-los no oceano, seria possível reduzir em 15% o acúmulo global anual de CO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário