terça-feira, junho 26, 2012

ENCONTRO COM HOMENS NOTÁVEIS





Enviado por Yoguineananda em 14/08/2010
"Meetings with Remarkable Men" é um filme britânico dirigido em 1979 por Peter Brook e baseado no livro de Gurdjieff de mesmo nome. Filmado no Afeganistão (exceto pelas seqüencias de danças, que foram filmadas na Inglaterra), estreou com Terence Stamp, e Dragan Maksimovic como Gurdjieff na idade adulta.
O planejamento envolve Gurdjieff e seus companheiros na busca pela verdade em um série de diálogos e vinhetas, como no livro. Diferente do livro, isto resulta na Iniciação de Gurdjieff nos mistérios da Irmandade Sarmoung. O filme é notável por tornar publicas algumas visões do "movimento Gurdjieff", o Quarto Caminho.

"Encontros com Homens Notáveis" é a autobiografia de G. I. Gurdjieff. Conta a história do ainda jovem Gurdjieff crescendo em um mundo em mudança entre as suas inexplicáveis experiências e o desenvolvimento da ciência moderna. O livro é a segunda parte da trilogia conhecida como "All and Everything" - "Tudo e Todas as Coisas" escrita por Gurdjieff entre 1924 e 1935.
O livro fala das reminiscências de Gurdjieff acerca dos vários "homens notàveis" que ele encontrou, começando por seu pai. Incluem o sacerdote Pogossiano, da Igreja Apostólica Armênia; o bêbado Soloviev (cujo nome relembra um muito-conhecido místico cristão ortodoxo), o príncipe Lubovedsky, um príncipe Russo com interesses em metafisica, e um par de outros.
No curso das descrições, Gurdjieff guia a suas histórias através de um viagem que ele próprio realizou. A princípio, pode-se dizer que Gurdjieff pretende investigar o que chama de "fábrica humana" sob o ponto o de vista da totalidade de seus centros (o motor, o instintivo, o emocional e o intelectual), harmonizando os diversos aspectos do ser. Neste ponto, é fundamental desenvolver o "conhecimento de si", por meio da "observação de si", o que ajuda o homem a conhecer a si mesmo. Para tanto, Gurdjieff não se limita à palavra escrita, mas operava em seu "trabalho" com danças sagradas (trazidas de suas andanças pelo Oriente, em particular de seu contato com os "dervixes" de Istambul e de outros países) e a música (mais tarde, transformadas em composições com a ajuda de seu discípulo De Hartmann). O próprio Gurdjieff se auto-denominava um "instrutor de dança".
O sistema de Gurdjieff parte do pressuposto de que os homens estão dormindo, são máquinas ambulantes que não sabem o que fazem. São também dominados por um Sistema corrupto. Isto porque o que geralmente achamos que é o "eu" é, na realidade, um conjunto de "eus" que povoam nossa mente, por isso temos que controlá-los através dos "eus-de-trabalho" e assim evitar cair na imaginação que, segundo Gurdjieff, nos afasta da presença.
O homem "desperto", aquele que tem consciência de si, é raro. Muitos pensam que têm consciência, porém sequer imaginam do que isso se trata. Sempre que indagado sobre a reencarnação, Gurdjieff desviava a conversa para outro foco. Um aforisma que sempre repetia era de que a "alma é um luxo". Em outras palavras, temos que conquistar níveis superiores do ser através de uma profunda busca pelo auto-conhecimento e de uma contínua busca pelo equilíbrio das energias positiva e negativa da própria natureza. O homem dotado de consciência ou vontade é muito raro.
Categoria:Educação
Tags:Gurdjieff encontros homens verdade irmandades movimento filme ciência igreja. Afeganistão visões humano conhecimento ser mistérios danças sagradas consciência alma natureza energia equilíbrio
Licença:Licença padrão do YouTube

Um comentário: