quinta-feira, junho 14, 2012

O MITO DA CAVERNA

Publicado em 19/03/2012 por NovaAcropole
Nenhuma descrição disponível.
Este video é a gravação de uma aula do Curso de Filosofia à Maneira Clássica da Nova Acrópole, ministrada pelo diretor nacional da instituição, Prof. Luis Carlos Marques.
Uma aula imperdível de Filosofia à maneira Clássica, através do Mito da Caverna que é uma síntese do pensamento de Platão, ou seja a ideia de justiça, governo, ideia do bem. O que cega a nossa visão do mundo?
A Filosofia ensina que o ser humano necessita de 4 expressão específicas do conhecimento: Artística, Científica, Política e Religiosa. Quando não desenvolvemos estas 4 expressões, seria como ficarmos com uma perna ou braço mais curtos, ou como também diz o próprio professor, “construímos um Frankenstein”.
A mesma logica (Filosofia) que forma um organismo físico, forma as relações sociais e políticas, bem como forma o universo.
Dentro das especificidades Artística, Científica, Política e Religiosa, se obtêm os significados autênticos e uma visão correta respectivamente em suas essencialidades para que o buscador de sabedoria possa tirar o conhecimento de dentro de si mesmo (Eduzir). Em primeiro lugar, saber-se que não tem sabedoria (humildade).
Veja o que é o mundo das “opiniões” e saiba identificar aquelas pessoas que por saberem um pouco acreditam serem capazes de dar opinião para tudo, pensam que sabem. Entenda o que são os formadores de opinião.
O conhecimento exige prática, nenhuma pessoa com apenas uma aula de medicina é capaz de operar com segurança.
O professor cita um pensamento de Blavatsky - queime os livros, quem perde não são os sábios porque sabem ler na natureza, quem perde são os ignorantes que necessitam dos livros.
A Razão é um meio, é uma ferramenta. Porém infelizmente não fazemos uso da razão, sob o ponto de vista Platônico, porque alguém que não seja médico e indique um remédio, embora tenha a ferramenta da razão, não faz uso dela. Não se improvisa na construção de uma casa, ou na medicina, tão pouco na educação, etc.
Porque não fazemos uso da razão? Ela é como um espelho, quando um médico vai opinar sobre a saúde, ele foi a faculdade e organizou e formou sua razão em função de uma tradição que é neste caso uma faculdade de medicina.
Basicamente o uso que fazemos da razão é em função das nossas conveniências, nascendo uma visão de mundo que nos leva a crer que razão é o que nos interessa em determinadas coisas e não como elas realmente são, nascendo assim o desrespeito e o sectarismo, de acordo e para o que convêm aos formadores de opiniões e aos demagogos (jogo da caverna).
Há duas maneiras de organizar a razão, ou através de uma tradição ou a visão direta das Leis da natureza. Para Platão o mais indicado seria ir pela tradição e depois de esgotar todas as possibilidades da tradição, de tanto exercitar o conhecimento vai acabar vendo por sua própria conta, e isto já é um grau de sabedoria. Começará a pensar por sua própria conta e vivenciar esse conhecimento. O conhecimento se amplia quando se consegue intuir, ir além da razão.
Entenda quando e como nasce um sistema demagógico e o que é Politica.
Entenda o que é educação (eduzir), no ponto de vista de Platão é pensar por si mesmo, tirar de dentro de si mesmo o conhecimento e não a deturpação do processo de conhecimento que deu informação sem educar. A verdadeira educação é a que não se move pelo interesse e sim pelos princípios (Plutarco).
Entenda como se dá um processo ou critério de seleção na visão de Platão e a construção de um dogma.
Ideia de Bem para Platão é ver as coisas sem interesse pessoal, tudo que une é bom, tudo que separa é ruim, a competição separa, a motivação une, competição é a lei dos mais fortes, extinção dos fracos.
Quando olhamos para uma árvore, não pensarmos em usar a árvore e sim vê-la como ela é, e não como gostaríamos que ela fosse, qual o sentido dela no universo. Como é aquela pessoa, e não o que me interessa nesta pessoa. Pensando no bem destas coisas, é quando saímos de dentro da caverna e somos iluminados pelo bem.
Sugestão para iniciar um processo de autoconhecimento, aplique a premissa de BEM para Platão, sobre um posicionamento qualquer ou alguma coisa, verifique se une ou separa.
Como editora deste blog, fiz apenas uma breve resenha do que mostra este vídeo.

“Ser sectário é fácil, difícil é ser Filósofo!”




E/T.: Meu profundo respeito e carinho pela memória de Jiddu Krishnamurti

Vera Boff

Nenhum comentário:

Postar um comentário