sábado, junho 16, 2012

LENDAS DA VIDA ( The Legend of Bagger Vance)


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.


Título Original: The Legend of Bagger Vance
Gênero: Drama
Direção: Robert Redford
Elenco: Matt Damon, Will Smith, Charlize Theron, Bruce McGill, Joel Gretsch
Tempo: 126 min.
Lançamento: 2000

"... é aqui que se ganha o jogo, bem aqui no gramado...
O sol nasce daquele lado e se põe do outro lado.
As folhas da grama seguem o sol...
A grama muda.
A relva está para um lado pela manhã e para o outro lado a tarde.
O campo de golfe pode nos dar uma boa lição, ele vive e respira como todos nós.
Dentro de cada um de nós está o verdadeiro e autentico dom, algo que nasceu com você, algo que é nosso e somente nosso. Algo que não pode ser ensinado ou aprendido. Algo que tem que ser lembrado, e com o tempo o mundo pode nos roubar este dom que fica escondido entre todos os nossos se(s), e(s) e mas. Alguns até esquencem como era o seu dom..."
Essa é a parte do filme que nos leva para além da técnica do jogo, onde o ator diz que o jogador precisa encontrar a técnica autentica e assim poderá ganhar o jogo!
Mas antes disso ele observa a natureza, o próprio gramado, observa que as folhas da grama seguem o sol e que ela muda, a relva toda muda, de um lado para o outro, seguindo o sol. 
Para Platão, podemos usar a razão para chegar ao conhecimento de duas maneiras, observando as Leis da Natureza ou seguindo uma tradição.
Então o instrutor diz ao menino para balançar o taco, o menino responde, mas eu não tenho uma bola, o instrutor continua, não se preocupe em atingir a bola como se deve, apenas balance o taco, sinta o taco, você não pode fazer a bola entrar no buraco, você tem que deixá-la. 
E o instrutor segue, pedindo agora para que o menino feche os seus olhos, e ouça os sons da noite, sinta a brisa e que continue balançando o taco. Imagine a bola tocando no taco, sinta o peso do taco... vendo uma linha perfeita. 
Ouça os sons da noite, sinta a brisa... "dentro de cada um de nós está o balanço como o pêndulo do relogio, continue balançando o taco até que você faça parte do todo."
Quando nos permitimos fazer parte do todo, já estamos conquistando sabedoria.
Um filme excelente!




E/T.: Meu profundo respeito e carinho pela memória de Jiddu Krishnamurti
Vera Boff


Nenhum comentário:

Postar um comentário