sexta-feira, janeiro 15, 2010

França pede a Clube de Paris para cancelar dívida do Haiti

Da Reuters no G1 (veja a notícia no G1)
PARIS (Reuters) - A França entrou em contato com os outros membros credores do Clube de Paris para discutir o perdão da dívida do Haiti, informou nesta sexta-feira a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde.

O Clube de Paris chegou a um acordo com os credores em julho do ano passado para cancelar a dívida integralmente.

Lagarde disse ter discutido com os outros membros na quinta-feira sobre a necessidade de acelerar os contratos de cancelamento da dívida que devem ser feitos entre um país endividado e cada um dos credores após um acordo do Clube de Paris.

(Reportagem de Anna Willard e Tamora Vidaillet)
______________________________

Eu não entendi direito essa notícia, a dívida foi cancelada em julho do ano passado ou somente agora estão cancelando? Desde julho parece que a coisa ficou somente num acordo simbólico e parece que somente após a catástrofe resolvem "acelerar os contratos de cancelamento da dívida"? É isto mesmo? Se alguém souber mais detalhes sobre essa questão, por favor, os comentários estão abertos neste blog.

Fiquei aqui analisando a história do povo Haitiano. Acredito que muitos de vocês, assim como eu, foram à Internet buscar informações sobre a História do Haiti.

População com 80% abaixo da linha da pobreza para não dizer miséria, vejamos os dados estatísticos completo:
- 8,1 milhões de habitantes;
- 80% vivem abaixo da linha de pobreza;
- quase 75% das casas não têm água encanada ou esgoto;
- menos de 40% da população tem acesso à água potável;
- não há coleta de lixo;
- 80% da população está desempregada;
- a renda per capita anual do Haiti representa 15% da média latino-americana;
- o analfabetismo atinge 45% da população;
- a expectativa de vida caiu de 52,6 anos em 2002 para 49,1 anos em 2003;
- só 24% dos partos são atendidos por pessoal qualificado;
- o País ocupa o posto 153° na classificação do Índice de Desenvolvimento
humano PNUD (2004).
Fonte: Missão Internacional de Investigação e Solidariedade ao Haiti

Um país que vem sendo ocupado pelas tropas da ONU, porque nem coleta de lixo eles tinham? Na verdade não existia nem saneamento básico! Só com uma cooperativa para o tratamento do lixo já se produziriam empregos e ainda alguns trocados com a reciclagem!

Porque os interventores estrangeiros até este momento não implementaram condições de sobrevivência digna a este povo?

Nós brasileiros precisamos saber a verdade já que nunca perguntaram ao povo brasileiro o que achávamos de mandar tropas brasileiras ao Haiti. Será que perdi esse plebiscito?

Estou aqui com um documento feito em pdf que localizei na internet e que estou compartilhando com vocês!
Afinal de contas o povo brasileiro sempre foi solidário, possuímos uma característica que é nossa marca registrada, "povo cordial", ou seja, somos um povo de grande coração. Também temos inúmeros problemas internos a resolver, questões sociais graves em nosso país, mas mesmo assim, nosso povo traz a marca da solidariedade no coração.
No documento que segue, eles pedem para que as tropas da ONU se retirem daquele país. Evidentemente não é o caso neste momento, porém ficam inúmeras perguntas sobre a interferência estrangeira, já que até o evento trágico que liquidou com o país, sequer havia uma simples coleta de lixo! Eles já eram bravos sobreviventes, pois o que o terremoto lhes tirou foi o que lhes restavam, "suas vidas", pois como se pode chamar o que existia de "país"?
Não sou especialista no tema, tão pouco estou adotando o citado documento intitulado "HAITI, seu povo, sua história, sua luta!" como fonte absoluta da verdade, no entanto, seu conteúdo suscita muitos questionamentos!
Eu baixei o documento e estava livre de vírus, mas no G1 já estão alertando quanto a existência de vírus em alguns endereços com o tema "Haiti", então é bom passar um Antivirus antes de abrir os arquivos ok!
Quem desejar ler o documento na íntegra basta procurar por:
 www.andes.org.br/2009/cartilha/haiti.pdf ou por
[PDF] haiti alterado.pmd

Nenhum comentário:

Postar um comentário