A cada 4 segundos, o equivalente de um campo de futebol desaperece na Amazonia
Segundo um estudo publicado na revista americana science, 42% da floresta amazonica podera ter quase desaparecido de hoje a 2020. Ou, nos estimamos que é vital que ao menos 60% da Amazonia fique intacta se quizermos esperar que seu proprio sistema climatico e hidrologico perdure. abaixo dessa media, o que restara da floresta se secara e morrera. Em conséquencia certos pesquizadores advertem que na ausencia de medidas imediatas concernantes a sobrevivencia da floresta amazonica, o ponto de nao retorno podera ser atingido de hoje a 10 ou 15 anos. (*)
(*) extraido de um artigo de L Baltus : http://lsjinfo.free.fr/barla/bresil/amazonie_deforestation.pdf
O desmatamento da floresta amazonica
O desmatamento da floresta em proveito de culturas de soja e para a criaçao de pasto bovino se efetua hoje de uma maneira devastadora nos tropicos. Praticada essencialmente por pobres fazendeiros, sendo esta a principal causa de destruiçao da floresta ao Brasil. estima -se que 52000 km2 de floresta virgem desaparessem todos os anos.
Dizemos sempre que a super populaçao é a causa primeira dessas implantaçoes agricolas nas florestas virgens du terceiro mundo, enquanto que a melhor explicaçao seria a mal distribuiçao dessas terras cultivaveis – Uma infima porcentagem da populaçao que possui uma forte proporçao de terras. Sem contar com a Amazonia, o Brasil conta atualmente quase a mesma densidade populacional que os Estados Unidos. E em muitos casos com a colaboraçao dos poderes publicos e de organismos internacionais como o Banco mundial, que compram dos pobres suas terras produtivas ou les expulsam prometendo uma falsa esperança de properidade nas cidades.
Em apenas passados alguns anos, uma vez que as chuvas torrenciais tropicais tiverem lavado a terra de todos os elementos nutritivos e fazendo perderem toda produtividade, os fazendeiros nao terao outra escolha que desmatar ainda mais uma outra parcela de floresta, e estas terras sao aproveitadas pelos criadores de gado.
Quando os criadores de gado precisam elargir ainda mais suas terras, eles nao hesitam em recorrer a violencia para obrigar os pequenos agricultores a vender. Uma vez que o gado passou e comeu tudo , resta so poeira. O sistema biologico mais produtivo do planeta se transformou no mais pobre.
A exploraçao da madeira com fins comerciais é a segunda explicaçao para o desmatamento da floresta tropical. A maior parte desta madeira é utilizada para para o aquecimento ou a produçao de carvao vegetal caso a exploraçao é mais rentavel em uma floresta virgem que em uma floresta do tipo secundaria.
Os materiais utizados em construçao constituem uma outra forma de exploraçao da madeira da floresta amazonica que sao transformados e enviados aos mercados industrializados. Assim, o Japao sozinho importa quase a metade da produçao anual de madeira tropical. A Europa fica com a segunda posiçao. os estados Unidos sozinhos consomem a cada ano o equivalente de 2 bilhoes de dolars de produtos dérivados de madeiras tropicais. A industria do papel vem aumentando igualmente suas necessidades em madeiras depois de quarenta anos.
Praticada corretamente, a exploraçao florestal em zona tropical poderia ser viavel ao meio ambiente. Mas as recomendaçoes governamentais – quando elas existem – sao raramente levadas a serio. Assim, uma arvore entre vinte, é realmente explorada para a produçao florestal mas, para cada uma arvore util doze sao destruidas inutilmente durante esse processo de exploraçao. Em seguida, um terço das arvores sao cortadas para construçao de estradas ou de caminhos para sua exploraçao. Por fim, a exploraçao florestal destroi imensas parcelas de florestas nativas, ela drena em sua passagem familiuas de fazendeiros que fazem valer seus direitos de propriedade sobre todas as terras ocupadas ilegalmentes, causando violencia e mais destruiçao do meio ambiente.
O cultivo da soja
Cultivada por seus graos ricos em protéinas e bom preço, a soja é o principal alimento do gado europeu. Enquanto isso sua cultura devasta a floresta amazonica, seus fertilizantes e pesticidas poluem os solos e as aguas e destroem numerosas especies animais e vegetais.
Se as terras indigenas nao estao delimitadas os cultivadores de soja tentam se apropriar ilegalmente. os gigantes da industria agroalimentar tentam agradar os agricultores oferecendo tudo o que eles precisam: creditos avantajosos, sementes, pesticidas, e garantem a compra de toda a produçao.
depois dos Estados unidos, o Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial da soja. Em 2004-2005, 1,2 milhoes de hectares de soja foram cultivados na Amazonia. 80 % da récolta foi destinada a industria bovina.
A febre do ouro
Nos anos 1970 e 1980, mais de mil garimpeiros invadiram o territorio dos Indios na Amazonia. Eles fizeram do Brasil o quinto maior produtor do mundo. esta febre do ouro que começou massivamente nos anos 1980 continua a se acélérar, alimentada pela récessao e o desemprego. 20 % da populaçao Yanomamis foram décimados no espaço de sete anos, por ter sofrido invasoes de suas terras por garimpeiros, que destroem suas cidaes e lhes expoem a uma serie de doenças que eles nao sao imunes.
No fim dos anos 1980, esta febre do ouro implicava quase 5 milhoes de pessoas.
A Venezuela, a Guiana, a Bolivia ea Colombia estao dentro desta nova ''febre amarela''
Mesmo sendo proibido pelas leis, o mercurio continua sendo utizado para filtrar o ouro das lamas profundas dos rios, envenenando as comunidades ribeirinhas que moram mais abaixo dos rios.
As riquezas minerais
Na Amazonia, encontramos o estanho, cobre, niquel, manganes, bauxita, ouro e prata. a exploraçao mineral gera um desequilibrio écologico e social. « O Brasil dispoe tambem da mais importante reserva de ferro do mundo
Mas infelizmente, ela se encontra a leste do baixo amazonico e a alimentaçao dos fornos necessita de muita lenha. Segundo a lei, esse carvao nao pode vir de terras desmatadas, mas esta lei quase sempre nao é respeitada e uma grande parte dessa madeira vem das florestas virgens. »
Em paralelo, os governos encorajam os projetos de extraçao para promover o desenvolvimento do pais. as technologias començam à se améliorar e no fim , elas permitirao aumentar a exploraçao mineira. Enquanto isso a exploraçao mineira hoja é muito poluente e nociva: ela afeta a drenagem, polui a agua com metais pesados que vem da mina, ameaça as comunidades locais, modifica a qualidade e a quantidade de comida.
A cultura da coca
A cultura da coca contribue tambem a ameaçar as florestas. as folhas de coca sao utilizadas na produçao de chas de folha de coca ou para produçao de cocaina.
Segundo um estudo do départamento de estado américano, a cultura da coca e suas atividades que se agregam ja causaram ao Peru a destruiçao de mais de um milhao de hectares de floresta virgem, sendo o sexto maior desmatamento registrado no pais depois do começo do século.
A coca sempre foi cultivada e recoltada pelos nativos do altiplano andino. eles mastigam as folhas para vencerem a fome , dor ou cansaço. Hoje portanto, a coca se transformou em um mercado lucrativo. À medida que o uso da cocaina se alastra e os lucros desse trafico crescem e se desenvolve, os pequenos fazendeiros desmatam vastas areas de floresta para plantar a coca.
Os governos sul américanos, com o apoio financeiro dos estados Unidos tentam lutar contra esta cultura e trafico e utilizam muitos deserbantes nas plantaçoes de coca, em todo caso, é a floresta que sera destruida. E na Europa e nos Estados Unidos que estao a maioria dos consumadores de cocaina. Somente uma baixa desta consumaçao e um rigido controle podera descorajar a cultura da coca.
As consequencias do desmatamento
Na Amazonia, nos ja podemos constatar um desequilibrio tanto ao nivel vegetal, animal e climatico.
Muitas espécies végétais e animais desaparecem durante os desmatamentos. Isso causa um verdadeiro problema para a biodiversidade vegetal e animal causando a nao reproduçao das espécies nativas. Elas nao tem tempo a se adaptar a novos espaços onde elas desaparecem dando lugar a de novas culturas artificiais.
Depois de alguns anos, as condiçoes climaticas da floresta Amazonica se modificaram, um fenomeno de seca ja foi observado perto da floresta e as chuvas sao cada vez mais violentas que antes. as consequencias climaticas resultantes ao desmatamento podem serem estabelecidas de maneira certa e cientifica mas constatamos assim mesmo um fenomeno real: a modificaçao do éco-sistema.
Em dez anos, nunca houve tantos problemas climaticos: o derretimento da calota polar e dos glaciares ao redor do mundo, aquecimento do planeta, inundaçoes, records de calor, tempestades de mais em mais fortes e frequentes …
Essas ondas de calor , secas, inundaçoes, ou furacoes sao so o começo. A humanidade sempre teve uma formidavel capacidade de adaptaçao. portanto, esta capacidade sera confrontada com uma rude prova pelo caos social, économico e politico que causaram essas mudanças climaticas, os mais rapidos e os mais dramaticos de toda historia da humanidade.
A taxa de dévastaçao da floresta amazonica sofre uma progressao geometrica e se nenhuma mesura nao é tomada, é bem provavel que essa floresta desaparecera totalmente daqui a trinta anos.
A sobrevivencia dos povos indigenas e a sobrevivencia da floresta formam um todo em que cada um necessita do outro para sobreviver. »
Se a amazonia vier a morrer as florestas do mundo inteiro morrerao assim que toda a riquesa de sua vida animal e vegetal, seus povos indigenas e sua cultura antiga, morre tambem a esperança de encontrar novos remedios para nossas doenças e principalmente a saude do planeta inteiro.
Nos somos cidadoes de outras naçoes, nao seremos testemunhos neutros e indiferentes desse problema. Nos repartimos a responsabilidade, e devemos achar uma soluçao para proteger as florestas virgens de nosso planeta.
Agora que as preocupaçoes com o meio ambiente sao planetarias, a relaçao que estabelecemos entre a destruiçao pelo fogo das florestas virgens eo fenomeno geral de aquecimento global é de uma extrema gravidade sendo que o desmatamento atravez de queimadas é responsavel de 75 % das émissoes de gaz à efeito de serra das florestas brasileiras
O efeito estufa funciona como uma barreira que absorve e impede o retorno desse calor ao espaço : as moleculas de gaz carbonico, o CO2 permetem aos raios do sol de atraversarem a atmosfera, e esquentar o planeta Terra mas a camada de ozonio impede um aquecimento excessivo filtrando os raios infravermelhos. até o começo da revoluçao industrial , a Duzentos anos, o nivel de gaz carbonico era regulado de forma natural pelas plantas e organismos marinhos que transformavam o gaz carbonico em em oxigenio e em carbono.
O desmatamento nos tropicos contribuem au aquecimento do planeta de duas maneiras: as florestas tropicais produzem quase a metade do oxigenio mundial em absorvendo o gas carbonico do ar , e é por esta rasao que chamam as vezes de pulmao do mundo. menos temos plantas e arvores menos la Terra absorve o gas carbonico. As florestas tem uma funçao fundamental na estabilizaçao do clima do planeta porque eles retem grandes quantidades de carbono qui contribuiria ao aquecimento climatico global.
Daqui a vinte anos, 80 à 120 bilhoes de toneladas de CO2 serao liberados apos o desmatamento da floresta amazonica. O que tera como consequencia paralela uma aumentaçao media da temperatur ao nivel mundial de um grau e meio . esse aquecimento causara o aumento do nivel dos oceanos a medida que forem derretendo as calotas glaciais da Antarctica e Groelandia. O aquecimento afetara tambem a direçao das correntes marinhas e dos ventos, provocara muitas mudanças climaticas, inundaçoes e secas que colocarao em perigo o planeta inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário