domingo, novembro 01, 2009

Mestre Para Quê?




Estava navegando por aí e encontrei esse texto taoísta que nós dá a verdadeira essência de um mestre. É bastante comum desejarmos ardentemente encontrar o nosso mestre. Muitas vezes ele está bem próximo de nós, porém a nossa falta de sensibilidade ainda não nos permite identificá-lo. 
Em outros casos como diz o autor deste texto, passamos a vida a buscá-lo, e ele está dentro de nós mesmos!


Vamos ao texto:
  
"Vemos sempre a menção à importância do Mestre na caminhada espiritual, mas muitas vezes as pessoas interpretam mal esta necessidade. Para que eu necessito de um Mestre, afinal?
A totalidade das tradições espirituais da Humanidade preconiza a necessidade de se obter ensinamentos de um verdadeiro Mestre para podermos trilhar o caminho seguro até a sabedoria. Mas a real utilidade destes Mestres é indicar uma direção e nunca ajudar a caminhar. Existe muita diferença entre os dois conceitos.


Um Mestre autêntico deve saber orientar os passos de seus alunos em direção aos seus objetivos sem todavia conduzi-los. Um Mestre é uma placa de indicação, que apenas mostra o roteiro, nunca um veículo.


Encontrar ou não um Mestre é apenas questão de tempo. Todos temos um ou mais mentores que nos orientam pela vida. Seu Mestre pode ser um parente, um professor ou seu vizinho. Não precisamos aprender de um velhinho oriental. A sabedoria está em toda parte e ao alcance de todos. Muitos se tornaram autodidatas pois trazem de outras vidas uma grande bagagem de conhecimento. Miyamoto Musashi, o mais célebre samurai do Japão, nunca teve um mestre e treinava com sua espada de madeira nas árvores. Morihei Ueshiba, fundador do Aikidô, apesar de ter tido grandes Mestres em pessoa, costumava ir até as montanhas treinar espada com os Tengu, seres míticos que habitam as florestas japonesas.


Um Mestre pode ser nossa própria consciência superior, ou uma pessoa comum, ou uma pessoa especial ou um ser imaterial. Não importa. Sempre existirá um guia.


Mas como se reconhece um Mestre? É uma pessoa com a qual aprendemos mesmo sem ter que falar coisa alguma. É uma pessoa que nos enche de energia, inspiração e sabedoria apenas com sua proximidade. É aquela em quem sempre pensamos em recorrer quando temos dúvidas. Não problemas, mas dúvidas, pois o Mestre é um guia.


Muitas vezes nosso Mestre se encontra mais perto do que imaginamos. Outras vezes levamos a vida toda para encontrá-lo. Mas o tempo não importa já que somos seres espirituais. A caminhada é longa mas pode ser menos áspera com a orientação adequada. Este é o papel do verdadeiro Mestre. Ele nunca fecha as portas, mesmo com a arrogância e o descaso de seus imperfeitos discípulos. Ele está sempre pronto a lhe orientar, embora muitas vezes a ajuda não seja da maneira que você espera. Ele lhe dará o que você precisa e não o que você deseja. Tudo o que ele lhe diz possui uma razão especial, mesmo que você não possa compreendê-la no momento.


Um Mestre é um bem precioso que deve ser sempre mantido com respeito e dedicação."


SOBRE O AUTOR _____
Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Chi Kung, para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Contato: gilberto@longevidade.net - http://www.taoismo.org/



Um comentário:

  1. Sempre busco o mestre...sei que ele dispõe de todas as ferramentas ,nele encontro as respostas que busco ,pois o discipulo nunca fica sem orintaçaõ,ele é o proprio ser que habita em cada um.A pedra bruta é de dificil perfeição ,mas estou sempre trabalhando e observando-a,pois é o caminho no mapa do tesouro que se encontra e ninguem tira. Obrigado!

    ResponderExcluir