terça-feira, outubro 13, 2009

SENSIBILIDADE

"Sabeis que coisa é a sensibilidade? Ser sensível, receptivo, compreensível, é ter compaixão pelos que sofrem, ser capaz de afeição, ter consciência do que se passa ao redor. Prestam atenção ao soar do sino do templo? Reparam nos pobres, nos aldeãos, dominados e pisados há séculos pelos exploradores? Serão sensíveis a tudo o que se passa ao vosso redor?


Ao verem uma criada a carregar um tapete irão em seu auxílio? Tudo isso implica sensibilidade. Como podem perceber, a sensibilidade é destruída quando uma pessoa se torna disciplinada, quando se torna vítima do medo ou se preocupa unicamente consigo e com a própria aparência, pensando o tempo todo em si mesma.- como faz a maioria de nós, de um ou de outro modo- de forma que a mente e o coração se fecham e perdemos a capacidade de apreciar o belo.
Ser livre de verdade implica uma enorme sensibilidade. E se se isolarem na prática das várias disciplinas deixarão de ter essa liberdade. Como quase tudo aquilo que fazem na vida é imitação, perdem a sensibilidade e a liberdade.
É importantíssimo que se lance a semente da liberdade para que a inteligência possa prevalecer na vossa vida- inteligência essa que é liberdade. Com essa inteligência poderão examinar todos os problemas da vida."(krishnamurti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário