quarta-feira, dezembro 09, 2009

COP15 - PÃO E CIRCO

Como todos sabem, desde segunda-feira teve início a COP15, o evento mais importante do século XXI, pois esta civilização que aqui está, talvez não ultrapasse este século. E claro, é o mais importante dos eventos porque estarão decidindo o nosso futuro. 
Nosso? Sim, o nosso futuro, o meu o seu, dos seus filhos e descendentes, ou seja, o futuro da humanidade. Eu diria para ser mais exata, o futuro da nossa civilização. Observem que há uma sutil diferença entre as palavras "humanidade" e "civilização".

Humanidade é, por assim dizer, o gênero humano e Civilização significa o estado de adiantamento e cultura social.
Criamos uma civilização que nos trouxe até aqui, uma civilização de guerras, de misérias, de disputas, de ganâncias. Criamos tecnologia, conforto e tudo o mais. Possuímos mais conforto hoje do que os opulentos e grandes reis do nosso passado histórico. Mas que Adiantamento? Que Cultura Social? De que tudo isso nos valeu?
Porém para chegarmos até aqui, pisamos uns sobre os outros, o nosso desenvolvimento tecnológico científico não nos dotou de sabedoria, de compaixão de humildade, de amor. Antes viver sem qualquer conforto tecnológico do que ter que ser espectador da maior catástrofe, a catástrofe dos valores humanos. Todo conforto e tecnologia apenas nos anestesiaram os sentidos. Muitos ainda permanecem em completo sono hipnótico do poder a qualquer preço, mesmo que isto signifique a vida de bilhões de seres.
Enquanto milhares de irmãos nossos morrem de fome e sede todos os dias, a despeito dos índices elevados, verdadeiros recordes de produção de grãos (comida), pouco se tem feito para que tantas desigualdades cessem!
Nossos líderes políticos em um momento tão importante como este ainda estão preocupados em quanto irão lucrar, esquecendo-se que podemos todos sermos pegos de surpresa pelo ciclo de cataclismos naturais do planeta que irá encontrar uma forma de retornar ao seu equilíbrio. O planeta irá ficar bem, somos nós que iremos sucumbir! 
O futuro é agora, as mudanças já começaram. Basta abrirmos a janela e olharmos para a mudança geográfica do nosso próprio quintal alagado ou soterrado. 
Mas o que eu realmente queria dizer é do nó que tenho na garganta, uma vontade enorme de gritar a vergonha que sinto da pior miséria humana que é a falta de amor. Falta muito para nos enquadrarmos no verdadeiro significado de "humanos". Estamos tendo a chance de mudar essa civilização em nome de um sentimento, "AMOR". Amor a nós mesmo, amor pela humanidade, amor a cada ser vivo que se move sobre o planeta e que nos dá a possibilidade da "Vida" e lamentavelmente estamos colocando fora esta oportunidade. Eles, infelizmente só pensam neles e querem ajuda de seus reféns para que "Eles" se saiam bem desta! Tolos, insensatos! Triste fim de uma civilização que sucumbirá com a boca cheia do seu próprio lixo.
Um evento tão importante que sequer tem sua transmissão em rede aberta de televisão, e é claro que não é por falta de tecnologia. 
Estou falando na terceira pessoa por mera educação de linguagem, porque na verdade a decisão mais importante do século está nas mãos de poucos e não me parece que estes sejam os mais indicados e preparados para o tamanho desta decisão. Antes são eles os mais ricos, porque também criamos nossa civilização fundamentada no poder daqueles que term mais dinheiro e ironicamente os elegemos todos os anos para que nos representem. Esquecemos que dinheiro não se come, esquecemos o nosso próprio valor como seres, talvez os seres mais raros do universo, e pagaremos todos nós um preço por tantos esquecimentos. Sinceramente uma civilização vergonhosa como esta deve mesmo ter um fim. Afinal de contas o nosso próprio presente nos diz que toda civilização tem início e fim. No entanto, não precisamos acelerar este processo.


Mas ainda resta em mim uma pontinha de esperança que este triste cenário mude, porque somos a maioria, oprimidos sim, mas somos a maioria. É mera ilusão acreditarmos que o poder esteja nas mãos "deles", mesmo que ainda tenhamos que ver aquelas sugestivas celas lotadas, a história apenas estaria se repetindo, pois elas simbolizam a força que temos, por que somos em maior número. 
Aqueles que encontrarem o verdadeiro significado da vida estes jamais sucumbirão diante da ganância, da avidez e das misérias da alma!
Mesmo perdendo, sairemos vencedores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário