terça-feira, dezembro 08, 2009

Manifestações ao redor do mundo pedem acordo em Copenhague


Indianos, ingleses, canadenses e italianos foram às ruas.
No Canadá, manifestantes escalaram o telhado do Parlamento.
Do G1, em São Paulo
Manifestantes ao redor do mundo se mobilizaram nesta segunda-feira (7), primeiro dia da Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague, capital da Dinamarca, para lembrar a importância do evento. O objetivo do encontro é evitar as mudanças climáticas resultantes do aquecimento global

Na Índia, os protestos incluíram fantasias de animais típicos do país. Na última semana, o governo indiano anunciou o corte de 20% a 25% na emissão de gases do efeito estufa até 2020.


Indianos se fantasiaram para lembrar ao mundo a importância de frear as mudanças climáticas. Na última semana, o governo da Índia anunciou cortes  nas emissões de gás-estufa em 20% a 25% até 2020. (Deshakalyan CHOWDHURY)




Na Índia, homem vestido de elefante para o trânsito chamando a atenção para os efeitos das mudanças climáticas. (Deshakalyan CHOWDHURY)


No Canadá, ativistas da organização Greenpeace subiram no telhado do Parlamento e abrirem dois grandes cartazes denunciando a falta de ação do país diante da mudança climática.

A Polícia disse que apresentou acusações contra 19 ativistas do Greenpeace que participaram do protesto, que coincide com a abertura da conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática na capital dinamarquesa, Copenhague.


Manifestantes do Greenpeace subiram no telhado do Parlamento candense e abriram uma faixa com os dizeres "Harper/Ignatieff. A falta de ação custa vidas", em referência ao primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, e ao líder do principal grupo da oposição, o Partido Liberal, Michael Ignatieff. (AP Photo/The Canadian Press, Fred Chartrand)


Em Veneza, na Itália, crianças participaram das manifestações contra os efeitos das mudanças climáticas. Na última semana, a cidade turística registrou enchentes que atingiram 1,3 metro de altura acima do normal. A  água tomou ruas e bares da cidade.


Crianças posam embaixo de faixa da organização ambientalista Legambiente, na Piazza San Marco (AFP PHOTO / ANDREA PATTARO).


Para chamar a atenção da opinião pública, manifestantes se reuniram na Trafalgar Square, em Londres. Ingleses esperam por um posicionamento do primeiro-ministro Gordon Brown.


Policial inglesa conversa com manifestantes em Londres. (Foto: AFP PHOTO/Carl Court)



Nenhum comentário:

Postar um comentário